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Membros

COORDENADORES DAS LINHAS DE PESQUISAS

Amélia Conrado

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Amélia Conrado é professora doutora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. De 1998 até 2017 atuou como docente junto à Faculdade de Educação da UFBA. É pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDanca). Líder do GIRA - Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios afro-brasileiros e populares (Diretório dos Grupos Pesquisa do CNPQ). É coreógrafa e autora de artigos especializados em danças negras e populares, sua relação com estudos étnico-raciais, educação e diversidade. Participa de ações em instituições artístico-culturais de promoção da igualdade racial no estado da Bahia.

Fernando Ferraz é professor Adjunto da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia -UFBA, atuando na área de estudos do corpo com ênfase em danças indígenas, afro-brasileiras e populares. É Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp e Bacharel Licenciado em História pela FFLCH-USP. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Dança e do Mestrado Profissional em Dança – PRODAN da UFBA. É co-líder do Grupo GIRA: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, Repertórios Afro-brasileiros e Populares (CNPq- UFBA). Foi Professor Visitante no Center of World Arts do College of Arts da Universidade da Flórida (2015-2016). Artista da dança trabalha nas intersecções entre as danças da diáspora negra e a performance. 

Fernando Ferraz

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Maria de Lurdes Barros da Paixão

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Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa: Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação/LINC/CNPQ/UFRN. Professora Associada II do Departamento de Artes da UFRN. Docente Colaboradora do PPG Dança da UFBA. Desenvolve pesquisas sobre a Historiografia da Dança no Cinema, Dança em Mediações Tecnológicas e Dança e Afrodescendência. Filiada a Associação Nacional de Pesquisadores em Dança- ANDA e  a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual- SOCINE

COLABORADORES INTERNACIONAIS

Augusto Soledade

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Coreógrafo e diretor artístico fundador da premiada companhia Augusto Soledade Brazzdance, uma das mais prestigiadas companhias de dança contemporânea em Miami, Estados Unidos. Atualmente também atua como professor na Universidade da Flórida. Augusto Soledade é soteropolitano e começou seu treinamento de dança na FUNCEB e Universidade Federal da Bahia. Mestre em dança pela Suny Brockport tem entre suas principais referências artísticas os coreógrafos Clyde Morgan e Garth Fagan. Há mais de 15 anos desenvolve pesquisa em torno da técnica de "Afro-fusão", cuja abordagem mescla elementos da dança moderna afro-americana e da dança contemporânea em diálogo com as indagações, signos e estéticas da diáspora negra.

Lucía M. Suárez

Professora Associada, Espanhol e Estudos Latinos - Diretor do Programa de Estudos Latinos - Departamento de Línguas e Culturas Mundiais, Universidade Estadual de Iowa. Lucía M. Suárez escreveu e ensinou extensivamente sobre a produção literária do Caribe e seus autores da diáspora, reivindicando suas ilhas e enquadrando suas identidades através da memória e da emoção, dentro de um contexto de direitos humanos.

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Amara Tabor-Smith

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Amara Tabor-Smith é dançarina, coreógrafa e diretora artística do Deep Waters Dance Theatre. Seu trabalho é descrito como uma Arte de Conjura Afro-futurista. Sua prática de dança conecta uma ritualistica iorubá com questões de justiça social e ambiental, raça, identidade de gênero e pertencimento. Seu trabalho foi realizado no Brasil, na República do Congo, em Nova York e em toda a área da baía de São Francisco. Além disso, Tabor-Smith atuou nos trabalhos de Ed Mock, Joanna Haigood, Ana Deveare Smith e Marc Bamuthi Joseph, e ela é ex-membro do Urban Bush Women. Ela é Mestre em Dança pela Universidade Hollins. Tabor-Smith atua também como professora na Universidade de Stanford.

COLABORADORES NACIONAIS

Cacique Ramon Tupinambá

Liderança indígena, educador, artesão, pescador, extrativista em Aldeia Tukum T.I. Tupinambá de Olivença Ilhéus-BA. Possui curso superior completo. É militante do movimento indígena nacional e local. Dentre as suas ações de luta, nos últimos anos, o Cacique Ramon foi candidato por partidos políticos à cargos de vereador e também deputado federal pela cidade de Ilhéus-Bahia.

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Nádia Acauã Tupinambá

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Nádia AcauãTupinambá, liderança indígena, mora na Aldeia Tukum- Território Tupinambá de Olivença - Sul da Bahia. Licenciada em Artes e Linguagens, Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena pela Universidade Estadual da Bahia/ UNEB. Educadora indígena e popular, formadora de educadores indígenas da Bahia do programa: saberes indígenas na escola e na formação continuada. Membro do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena. É mulher medicina, Mestra Griô da tradição oral. Membro da comissão nacional de mestres e mestras Griô. Cuidadora e guardiã das sementes nativas, e dos saberes ancestrais e imateriais.

PROFESSORES

PESQUISADORES

Nadir Nobrega Oliveira

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PHD em Artes Cênicas -Dança no PPGAC/UFBA pelo PNPD/CAPES. Doutora e Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em: 1) Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia; 2) Desigualdade Social e Educação História/Ufba; 3) Artes- UNEB/SEC. Atualmente é Professora Adjunta Aposentada da Universidade Federal de Alagoas - EX- Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Dança Licenciatura da UFAL. Ex- Diretora Geral do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da UFAL. Participação em comissão julgadora da escolha da DEUSA DO ÉBANO do Bloco Afro Ilê Aiyê, Consultoria, Com vários artigos publicados. Tem experiências nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Gênero, Religiosidade, Ancestralidade e Coreografia

Denny Neves

Mestrado em Dança no PPGDANÇA - Programa de pós-graduação em Dança, Universidade Federal da Bahia (em curso). Especialização em Arte Educação, Cultura Brasileira e Novas Tecnologias em Artes - EBA - Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (em curso). Licenciatura em Dança - Universidade Federal da Bahia. Curso Técnico em nível médio em Dança - Escola de Dança da FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia. Atua como Arte-educador e Assessor de projetos artísticos e culturais nas áreas de dança, artes plásticas, figurinos e cenografia. Professor titular de Danças das Expressões da Cultura Popular Brasileira na Escola de Dança da FUNCEB.

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Lau Santos

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Diretor, Ator, Performer, Escritor, Capoeirista, Professor e Pesquisador na área das Artes Cênicas. Professor na Escola de Teatro da UFBA. Pós-doutorado em Dança/PPGDANÇA/UFBA. Doutor em Teatro pela Universidade de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Teatro pela Universidade de Santa Catarina (UDESC). Especialização em Teatro e Audiovisual no CNSDA (Conservatório Superior de Artes Dramáticas de Paris. Graduado em Letras – Português/literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estudou na Escola de Circo Annie Fratellini. Ministrou aulas em Escolas de Teatro, Circo e Dança no Brasil, Barcelona, Paris e Amsterdam. Autor de vários livros entre eles: “Um Griot e Seus Dois Orikis”, ” Negratitude” e “Tela e Presença: o ator e sua imagem projetada”.

Vânia Oliveira

Mulher Negra, Candomblecista, Artivista, Rainha do Bloco Afro Malê Debalê

e Princesa  de Bloco Afro Ilê Aiyê; Especialista e Mestra em Dança, pela UFBA;

Especialista em História Social e Cultura Afro brasileira, pela UNIME; Doutoranda em Difusão do Conhecimento, sede UFBa; Coordenadora e Professora efetiva em dedicação exclusiva  do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Jequié; Coordenadora de Área do Progama de Bolsas para Iniciação à Docência - PIBID, atuando no Subprojeto  de Artes: Dançando e Teatralizando nas Escolas - DANTE e Fundadora e Coordenadora do Núcleo de  Estudos de Danças Negras Afroreferenciadas - NEDAN

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PARTICIPANTES

Nildinha Fonsêca

Mãe, mulher preta, mestranda em danca/UFBA, professora de dança, pesquisadora das danças de matriz africana e folclore brasileiro, coreógrafa, dançarina, assistente de direção e coreografia do balé folclórico da Bahia. Coordenadora do curso balé jr e balé folclórico da Bahia. Diretora/Coordenadora artística do projeto Encontro dos artistas Candomblecista. Coreógrafa de artistas da música e teatro do cenário Baiano.

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Jefferson Figueirêdo

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Mestrando em Dança pelo PPGDança da UFBA, Licenciado em Dança pela UFPE, Pós-graduado nos cursos de Especialização em Dança Educacional e Inclusão, pela Faculdade São Fidélis e Estudos Contemporâneos em Dança, pela UFBA. Formado em Pilates Contemporâneo e Clássico pelo Pilates Zone - Recife. Bailarino de Cláudio Lacerda / Dança Amorfa e Cia. de Dança Artefolia. Artista da dança, educador, dançarino, passista de frevo e pesquisador na área de Danças Populares, História da Dança, Criação em Dança e Dança Contemporânea

Graduando no 7º semestre do Curso de Comunicação - Produção em Comunicação e Cultura da UFBA; Atualmente integra o Grupo de Pesquisa do Grupo GIRA desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Dança da UFBA como bolsista de Iniciação Cientifica CAPES-BA , Atuou como Estagiário na DEC Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do estado da Bahia,Foi pesquisador e bolsista do PET (Projeto de Educação Tutorial) da Faculdade de Comunicação; Foi Pesquisador e bolsista Permanecer no  Projeto Plano de Bairro 2 de Julho; desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Pesquisador, Produtor, Artista web-multimídia, assessor de comunicação, performer, cineasta, fotografo. 

Guiovan Clementino

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Raissa Conrado Biriba

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Mestra pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade  da  Universidade Federal da Bahia  e licencianda em Dança pela Escola de Dança da UFBA na modalidade Ensino à Distância (EAD). Produtora cultural e professora de dança do Tupã Cultura e Desenvolvimento. Bailarina na Técnica Balé Clássico Cubano certificada pela Escola Nacional de Balé de Cuba no Brasil - ENBC Brasil. Pesquisadora do GIRA e do RETINA (Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes). Experiência e formação na área da dança, mediação cultural e elaboração de projetos com enfoque na área de cultura e desenvolvimento.

Lindete Souza

Graduação - Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na FJ2, ano 2014. Em 2015, atriz pela UFBA. Cantora no naipe dos contraltos,do Coral do Mosteiro de São Bento, desde 2008. Também, cantora solista, com repertório de Bossa Nova e Sambas. Poetiza, com seus poemas em várias antologias.Dançarina Profissional formada pelos Mestres King e Luiz Bokanha, com espetáculos no Brasil e no exterior. Assistente do professor e bailarino, Luiz Bokanha na casa de show Maracanã na Itália de 1993 até 2007. Atualmente mestranda na Escola de dança da UFBA.

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Priscilla Pontes

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Natural de São Paulo-SP, vive em Curitiba desde a infância. Artista da dança, professora e pesquisadora, atuante nos campos das artes, cultura e educação. Mestranda em Dança e especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pelo PPGDança da UFBA, Bacharela e Licenciada em Dança pela UNESPAR/FAP. Idealizadora e coordenadora do projeto Pontes Móveis em Travessias Afro-Contemporâneas na cidade de Curitiba. Dançarina e coreógrafa do grupo também curitibano, Bloco Afro Pretinhosidade.

Bruno Novais

Especialista em estudos contemporâneos em dança pelo programa de pós-Graduação em dança da Universidade Federal da Bahia. Licenciatura e Bacharel em Dança pela UFBA. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Atibaia. Atualmente é estudante no mestrado em dança  na Universidade Federal da Bahia. Interessado em pesquisar a afetividade negra enquanto instrumento propulsor em processos criativos. Integrante do Núcleo EUS (Etnografias Urbanas Subversivas) como produtor, diretor e intérprete.

Co-fundador, produtor e intérprete do Coletivo Negras Utopias.

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Beatriz Gonzalez

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Licenciada em Dança (UFBA), 2015/2018, tem Especialização em Educação Musical Escolar, Universidad de Chile. 1997/2000. Mestranda no PPG Dança da UFBA, 2019-2020 e Bacharelanda em Dança – UFBA, 2018/2020. É membro do GIRA, Escola de Dança da UFBA, 2017-2020. Fundadora, Diretora e Professora da Escola Aberta de Dança do Candeal, 2012-2020. Fundadora, Diretora e Professora do Projeto “Ballet da Luz”, parceria com a Ebateca Brotas e a Escola de Música Pracatum, 2015-2020. Foi fundadora do “Bloco de Conga”. RJ 2007-2010 e da Escola de Samba Kawin. Santiago/Chile 1998-2003.

Eduardo Guimarães

Mestrando em Dança pela UFBA, interessado praticas curatoriais, mediações e gestão de iniciativas artísticas, visando o desenvolvimento Sócio-cultural-econômico. É ator de formação técnica pela escola SENAC-SP e atua também como dançarino, produtor e educador. É co-autor do Núcleo Negras Utopias, integrante da Comunidade Cultural Quilombaque Perus e faz parte do Núcleo dos Pernaltas do Orun do Bloco Afro Ilú Obá de Min. Atualmente está como apresentador de Tv do Campus em Ação da Tv Cultura - Fundação Padre José de Anchieta.

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Erik Araújo

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Eric Barbosa Araújo, formado em Administração de Empresas e Bacharel em Ed. Física, Pós Graduado em Gestão de Pessoas, desenvolve no momento Mestrado no programa de Pós Graduação em Dança da UFBA com pesquisa sobre a História do Swing Afro Baiano, professor da modalidade a 10 anos tendo atuado em diversas companhias e bandas de alta representatividade no cenário musical baiano. Também possui experiência docente nos cursos de Pós Graduação de Fisiologia do Exercício e Biomecânica da UNIGAT.

Leonardo Chagas

Leonardo Chagas é docente de Arte do Instituto Federal da Bahia/IFBA-Campus Eunápolis. Tem atuação profissional artística em atividades cênicos, bem como tem licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Graduação Lato Sensu em Arte-Educação e Estudos Contemporâneos em Dança, ambas pela UFBA. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, no qual investiga questões ligadas à Dança, Arte-Educação, o currículo escolar e as denominadas manifestações culturais populares, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Ferraz.

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Sibele Bulcão

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Formada em Serviço Social pela UNIFACS. Professora de Dança Clássica na Associação Bahia de Dança de Salão e Ballet Styllo Corpo, há 23 anos. Atua como bailarina, interprete/criadora. Integro a QUADRILHA JUNINA RAIZES DO IGUAPE e foi Proponente e atuou na coordenação junto a Soiane Gomes no 1º FÓRUM de QUADRILHAS JUNINAS DE SALVADOR: Memórias, Danças e RepertóriosAtualmente cursando licenciatura e Bacharelado na Escola de Dança da UFBA.

Fernanda Cristall

Fernanda Silva dos Santos, Mãe, Artivista Feminista, Dançarina e Professora-pesquisadora de Dança, Atriz, Capoeirista, Poetisa. Principais atravessamentos educacionais: Dançarina pelo Curso Técnico Profissionalizante Nível médio em Dança pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), 2010; XXVII Curso Livre de Teatro da UFBA,2013; Praticante de Capoeira Contemporânea  na Escola de Capoeira Mestre Alabama desde 2014; Graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia, 2015; Mestra em Dança pela UFBA, 2019; Doutoranda em Dança  pela UFBA em estudos de Dança criativa como instrumento  Arteterapêutico.

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Soiane Gomes

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Artista popular da linguagem de Quadrilha Junina desde 1994. Possui graduação em Licenciatura em Dança UFBA (2006).  Mestranda do Programa do PPDança UFBA. Realizou o 1º Fórum de Quadrilhas Juninas de Salvador (2019). É membro do Maracatu Nação Porto Rico – PE. Atualmente é coordenadora do Maracatu Baque Mulher Salvador. Foi Conselheira Municipal de Politicas Culturais do Salvador, no biênio 2015-2017. Atuou como professora de Danças Brasileiras na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, entre 2010 e 2014. Coordenou o Coletivo Dançando Nossas Matrizes entre 2011 e 2014. 

Licenciado em Dança pela UFBA. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIESP Faculdade Salvador. Técnico em Dança pela Escola de Dança da Funceb. Atuante no cenário baiano como intérprete, bailarino e criador a duas décadas e meia, passou por diversas companhias profissionais do estado. Atualmente é discente no mestrado em Dança, está finalizando o Bacharelado em Dança e Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança, ambos na UFBA. Atua como docente de Danças Populares no CFA/FUNCEB/SECULT-Bahia, onde desenvolve o projeto de pesquisa Quadrilha Junina na Educação Básica. Está inserido como pesquisador, coreografo, diretor artístico, projetista e produtor cultural em diversos Grupos, Cias de Dança e Quadrilhas Juninas no âmbito estadual, regional e nacional auferindo diversos títulos e prêmios em festivais e editais em solo nacional e internacional.

Márcio Fidelis

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João Petronilio

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João Petronilio iniciou seus estudos jazz e balé clássico na aplauso escola de dança em Caratinga-MG onde também  atuou como professor.  Bacharel e licenciado em dança pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como bailarino da  êxtase cia de dança, onde dançou trabalhos de Rosa Antuña, Mário Nascimento, Fernando Martins, entre outros. Atualmente é mestrando em dança pela Universidade Federal da Bahia Salvador,onde também é membro do Grupo de pesquisa GIRA. Nesse contexto, dedica-se  em pesquisar as práticas performativas afro-brasileiras cruzadas  ao pensamento contemporâneo de dança.

Sidney Leandro

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Sidney Leandro de Oliveira e professor Licenciado em Dança pela Universidade Federal de Sergipe, atuante e pesquisador da dança nos temas de criação, culturas e danças das tradições sergipanas, gênero, sexualidade e ancestralidade negro-indígena. Atualmente Mestrando no PPGDANÇA- da escola de dança na Universidade Federal da Bahia e participante do grupo e projeto de extensão em dança intitulado Aldeia Mangue/UFS.

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Lorena Oliveira

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Lorena Oliveira:  Mestranda em Dança no Programa de Pós- Graduação Profissional em Dança- PRODAN da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Arte Educação pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (ISEAC). Graduada em Licenciatura em Dança e Dançarino Profissional pela Escola de Dança da UFBA. Vice-diretora e professora de dança da Escola Municipal Comunitária da Histarte.

Alcinéia Soares

Mestranda do Programa de Pós-graduação em DANÇA da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharelanda e Licenciada em Dança (UFBA); Especialização no Curso Contemporâneo de Dança pela UFBA (em andamento); Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física pela Faculdade Social da Bahia (FSBA); Professora (SMED/SEC), Dançarina e Pesquisadora.

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Everton Bispo

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Cursando Mestrado Acadêmico e Especialização em Dança na UFBA. Licenciado e Bacharel em dança pela Universidade Federal da Bahia. Técnico em Dança pela Escola de Dança da FUNCEB. Atuação como bolsista do Programa PIBID e no Programa de Residência Pedagógica. Experiência como dançarino no Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, na Experimentandonus Cia de dança, com Daniela Mercury e no Reforma Cia de Dança. Idealizador e coordenador do Núcleo de Dança Coisas de Pretxs, residente na Escola de Dança da UFBA. Interprete-criador na Cia de dança O dito. Pesquisador da cultura negra periférica e do Pagode Baiano e da inserção do mesmo no ambiente escolar.

Mestra em Dança pelo Prodan/UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer Escolar pela FSBA e Licenciada em Dança e Educação Física pela UFBA. Professora de Dança do Ensino Médio no Colégio Módulo (Salvador, BA); e professora efetiva de Artes no Ensino Fundamental II, no município de Nazaré das Farinhas (BA). Atua em diversos espaços como professora de Dança de Salão em Salvador (BA), destacando-se o curso livre de Dança de Salão na Escola de Dança da FUNCEB. Realiza estudos acerca das Danças a Dois, com o grupo Dois em Um. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas e Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança (UFBA).

Jocelia Freire

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Larissa Bonfim

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Mestranda do Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia/ UFBA. Bacharela e licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2012). É professora de Dança do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco/ CAp UFPE.

Andréia Oliveira

Soteropolitana, do Kilombo Urbano Cabula, Intelectual Preta Baixa Renda, Dançarina, Educadora, Performer, Produtora Cultural e Aprendiz de Capoeira. Doutoranda e Mestra em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (PPGDANÇA/ UFBA 2018), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (PPGDANÇA/ 2012). Licenciada em Dança (UFBA/ 2011). Me arvoro pelos estudos das manifestações populares, e dos processos de criação articulados à descolonização do conhecimento. Articuladora da Tabephe Produções. Integrante do Grupo de Pesquisa GIRA.

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Anne Caroline Vaz

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Anne Caroline Vaz é artista-professora-pesquisadora da Dança. Natural de Belo Horizonte é graduada em Dança pela UFMG e mestranda em Dança pela UFBA. É integrante e idealizadora do Coletivo EnegreSer e atua na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Desenvolve trabalhos relacionados às Danças Populares Brasileiras, Performance e Videoarte, Ações Formativas Estéticas para as Relações Étnico-raciais e Corporeidades Negras na Cena.

UILDEMBERG DA SILVA CARDEAL [BERG KARDY] é ser humano, soteropolitano, homem preto, intelectual e baixa renda, do quilombo urbano Engenho Velho de Brotas, reduto de muito axé, porto da cultura banto, onde me constituo todos os dias dos atravessamentos que se dão do corpo no lócus e do lócus no corpo. Pesquisa corpo, ancestralidade e processos criativos em dança no Mestrado Acadêmico e no Curso de Especialização em Estudos Contemporâneo em Dança oferecidos pelo Programa de Pós Graduação em Dança PPGDança/UFBa, Licenciado em Dança pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA; Formado pelo Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB 2011. È educador, performer, dançarino e produtor cultural no Coletivo @ligadocorpo, na @tabepheproducoes e no mundo.

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Agnaldo Fonseca

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Mestrando profissional em dança - PRODAN (UFBA), Especialista em Arte Educação: Cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas - Escola de Belas Artes (UFBA/2018), graduado em pedagogia pela Universidade do Estado daBbahia (UNEB/2016), dançarino profissional desde 1990, professor de danças afro brasileiras, bailarino efetivo do balé do Teatro Castro Alves - BTCA desde 1994 (funceb/BA), tem experiências como coreógrafo e assistência artística, coordenador do departamento de dança da associação cultural, recreativa e carnavalesca Malê Debalê de Salvador-BA, integrante da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança - ANDA, membro do núcleo pedagógico GEDAR - Grupo de Estudo de Danças Afro Brasileiras, e nos últimos anos vem participando de eventos acadêmicos ligados as artes cênicas e educação

Bruno de Jesus

Artista, educador e pesquisador da dança. Filho de Marita de Jesus e Henrique Bispo da Silva.Artista Coreógrafo. Mestre em Dança e Doutorando PPGdança UFBA. Professor Substituto UFBA. Idealizador e diretor do EPA! Encontro Periférico de Artes; filme RAIMUNDOS: Mestre King e as figuras masculina da dança na Bahia e ExperimentandoNUS Cia de Dança. Negro soteropolitano, pesquisa a dança em contextos artísticos, educativos e coreográficos, com enredos da nossa ancestralidade, como modo de existir e de conhecer caminhos possíveis de expansão à diversidade epistemológica, e de novos/outros hábitos cognitivos, como sabedorias africanas reinventadas e ressignificadas para compor/pensar danças em diáspora. 

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Marcos Cezar Gomes (Mestre Zambi)

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Marcos C. S. Gomes (Zambi) é Mestre de Capoeira com experiência internacional desde 1990. Licenciado em Educação Física e especialista em Psicopedagogia; Metodologia de Ensino da Educação Superior; Pós-Graduação Docente e Estudos Contemporâneos em Dança – UFBA. Mestre e Doutorando pelo PPGDança – UFBA. Ministrou aulas no Balé Folclórico da Bahia – BFB, em 04 faculdades de Salvador e na UFBA (Tirocínio Docente). Professor Homenageado na Escola de Dança da FUNCEB em 2011, 2013, 2015 e 2017. Berimbau de Ouro, 2015; Notável Saber Popular, 2018; Mestre Griô, 2022. Pesquisa metodologias de ensino e é professor da Rede Pública de Educação de Lauro de Freitas. Grupo de Pesquisa GIRA.

Tícia Britto

Cantora e dançarina, tendo atuado em casas de espetáculo tanto em Portugal, Espanha quanto em Salvador, Bahia, é professora de música no Instituto Federal Baiano e de artes, no Estado da Bahia. Atua como pesquisadora da música, da dança e das artes da cena, que tenha suas filosofias baseadas nos pensamentos afrodiaspóricos.

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Reinaldo Amorim

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Licenciatura em Dança e Educação Física (UFBA) Formação em Pilates @activepilates Coreógrafo e Bailarino @elbaramalho Instrutor @villaforma

Sheila Karine Melo Lima

Licenciatura plena em Educação Física (2007)UFS, Licenciatura plena Dança (2018)UFS, pós graduação em Psicomotricidade(2009)PIO X, Mestranda em dança UFBA (2020), Formação em Pilates (2008).

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Stephanie Cunha

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Mestranda em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharela e licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Produtora cultural de festivais em Belo Horizonte e em ações do Corredor Latinoamericano de Teatro em MG. Integra o Grupo de pesquisa GIRA. Atua e se interessa por estudos nos campos das artes, cultura, educação, gêneros e intersseccionalidade.

Ian Habib é performer, artista audiovisual, escritor e pesquisador. Bacharel em Artes Cênicas (UFMG/UFRGS). Mestrando em Dança (CAPES/UFBA) com o projeto Corpos Transformacionais. Investiga Dança Butô, Performance e Gênero, com ênfase nas poéticas e políticas das transformações corporais e alterações dos estados da matéria, através de estudos sobre processos de cura, fim do mundo, êxtase, memória, ritualidade e xamanismo. Ganhou o Prêmio Açorianos de Dança 2015 e o Aldir Blanc Funceb 2020. Criou o Museu Transgênero de História e Arte, uma tecnologia transformacional de produção de Arquivo brasileiro sobre História e Arte corpo e gênero diversa. Coordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo do grupo de pesquisa NuCus (POSCULT/UFBA). Criou e produz o Desmonte Seminário e o ABCDário Desmonte. 

Ian Guimarães Habib

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Silvana Ribas 

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Mestre em Dança- UFBA Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança- UFBA Licenciada em Dança Professora de Dança no ensino fundamental.

Como Professora, bailarina e coreógrafa, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Vera começou seu treinamento com dança moderna em Salvador, e se envolveu com outras formas de dança - como o Ballet Clássico, Jazz, Contemporâneo e Danças Tradicionais Brasileiras. Estudou com renomados professores brasileiros, dentre eles: Gal Mascarenhas, Lia Robato. Mestre King, Carlinhos Moraes... Passos dançou em Cias. como, Africa Poesia, Companhia de Dança Jorge Silva e foi dançarina solista do aclamado Bale Folclórico da Bahia. Iniciando seus estudos com a Técnica Silvestre em 1988 e, em 2002 começou a compartilhar com estudantes em Salvador. Atualmente é diretora do Silvestre Link Bahia, Diretora artística associada da Viver Brasil Dance Company e da Casa de Cultura SoMovimento, viaja pelo mundo ministrando aulas e compondo para Cias. de Dança, grupos de música e Teatro.

Vera Passos

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Rose Barbara

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Profissional da dança dedicada há 28 anos ao universo afro-brasileiro, sou licenciada em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2006) e especialista em Metodologia dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, pela Faculdade Olga Metting (2009). Concluiu em (2000) o curso Profissionalizante com Habilitação em Técnico de Recreação Coreográfica, pela Escola de Dança da FUNCEB. Acumulo experiências como dançarina e formadora de diversos grupos, em diferentes espaços. Estou coordenadora do Curso Preparatório e do Núcleo de Estudos em Dança Afro-brasileira – AGO, ambos vinculados ao Centro de Formação em Artes da FUNCEB (CFA). Também ministro aulas nos Cursos Livres da Escola de Dança da mesma Fundação, como professora de Dança Afro-brasileira, desde 2018. Na FUNCEB fiz parte de bancas avaliadoras de diversas convocatórias e processos de seleção de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Atualmente sou mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia-UFBA (PRODAN-UFBA) ano 2021.

Licenciando em Dança pela UFBA. Ex-bolsista PIBID e atualmente pesquisador-bolsista do PIBIC no projeto Aka-Orô, emergências das epistemologias das danças negras e indígenas nas produções científicas. Ator, dançarino e gestor cultural no Coletivo das Liliths, plataforma colaborativa de pesquisas em Artes Cênicas sobre existências dissidentes e LGBTQIA+ no Brasil e América Latina. Atuante no Grupo de pesquisa e extensão GIRA, locado na Escola de Dança da UFBA. Experiência em danças urbanas, além das investigações nas movimentações das manifestações afroindígenas. Experiência em Dança contemporânea, contato e improvisação pela somática e danças de expressão negra como variações do samba, pagode e funk. Contato com a técnica de dança Silvestre, criada por Rosângela Silvestre. Orientando da Profª. Drª Amélia Conrado. Arte-educador no Projeto Sob o mesmo Manto, desde 2019.

Eduardo Almeida

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Jô Gomes

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ô Gomes é bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de danças africanas, do continente e da diáspora, tradicionais e urbanas. É mestranda em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde pesquisa sobre Matriarcado e Oralidade nas Danças Afro-brasileiras. Também é pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Estácio. É Mother da Pioneer House of Hands Up DF, primeira house da cultura ballroom do Brasil, e Imperatriz da House of Zion, house mainstream dos Estados Unidos. Integra também o bonde Imperadores da Dança (IDD), primeiro bonde de passinho do Rio de Janeiro. Também é jornalista e pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB).

Ana Gori

Tap dancer, Mestranda em dança na UFBA, diretora da cia Black’s on Tap (a 1º cia preta de tap do Brasil), professora de tap dance, coreógrafa, produtora cultural, integrante da gestão do Fórum Brasileiro de Sapateado 2020-2021, pesquisadora de danças afro-referenciadas, produtora executiva/artística do BH Vogue Fever desde 2015. Ministra cursos práticos e teóricos voltados para a origem da tap dance em festivais pelo Brasil. Experiência internacional nos EUA com residência na Broadway Dance Center e participação no L.A Tap Fest (presencial e online), além de aulas regulares com Dormeshia e Jason Samuels Smith.

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Marcela Botelho Brasil

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Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2022-...). Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009) - Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB (2007-2008). Especialista em Metodologia da Educação Física e Esporte pela UNEB (2007) e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA (2007). Graduações em: Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL (2004); Licenciatura em Dança UFBA (2003) e Bacharelado em Dança ou Curso Superior de Dançarino Profissional pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003). Atualmente servidora da Prefeitura Municipal de Alagoinhas; Professora dos Processos de Treinamento em Técnica Silvestre Online; Professora de diversas práticas corporais: Yoga, Alongamento, Cinesiologia, Dança, em iniciativa própria pela empresa Mar Brasil Online. Curso de Especialização em Arte Educação: cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas - em andamento pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Yuriê Perazzini é capixaba, Mestranda em Dança pela UFBA (2022). Licenciada em Educação Física (2008); possui duas Pós-graduações em Lato-sensu, uma em Dança e Consciência Corporal - Estácio de Sá (2021) e a outra em Estudos contemporâneos em Dança - UFBA (2019). Capoeirista (1998), dançarina profissional (2007), professora de dança (2002), coreógrafa (2002), pesquisadora, gestora/empreendedora do espaço cultural Casa Urbana (2016) e precursora das danças urbanas norte americana (Street Dance) no território capixaba desde 2002. Yuriê é responsável pela criação do primeiro coletivo de dançarinas e dançarinos urbanos do Espírito Santo chamado UDES (União de dançarinos do Espírito Santo). Criou o Encontro de Danças Urbanas promovendo as danças afro-diaspóricas unindo a filosofia da Sound System e das batalhas de dança All Style (2009). Precursora nas ações urbanas de Flash Mob (2009). Produtora do Festival ES de Dança juntamente com a SECULT (2015). Criadora da metodologia Dance Fusion: Como descolonizar um corpo?

Yuriê Perazzini

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Vivian Cunha

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Artista da Dança, Educadora Social e Produtora Cultural. Mestranda em Dança pelo Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Administração, cursa pós-graduação em Dança com habilitação em Dança-Terapia-Instituto Alpha e possui formação no curso de Qualificação Profissional em Dança Contemporânea pela FAFI - Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (2014). Integra como bailarina o Grupo de Dança Afro Negraô e Coletivo Corpus Kardia de Dança Contemporânea. E tem uma pesquisa voltada para o corpo e memória, a partir das danças afro orientadas. Na área de produção cultural produz eventos, festivais e formações na área das danças urbanas, da cultura Hip Hop de forma geral, das questões étnico raciais e lgbtqi+, no estado do Espírito Santo, como o Festival Lacração, Encontro de Hip Hop: formação e cypher e Rodas de breaking: diálogos do corpo negro. Atualmente pesquisa a dança urbana jamaicana Dancehall, e tem participado de oficinas e workshops nacionais, como o Congresso Dancehall Brazil (SP), Dancehall Brazil Weekend (GO), dentre outros e internacionais como o evento Dancehall Master World em Lima no Peru. Ministra aulas e promove treinos e workshops de Dancehall, como o Festival Dancehall 027, que é uma das iniciativas de difusão da dança no Estado, e que acontece em Vitória/ES, desde 2019.

Evandro Passos

Mestre em Artes Cênicas pela UNESP / Graduação em Comunicação Social pela UFMG / Pós-Graduação em Estudos afro e africanos pela PUC/Minas / Estudou danças negras com Katherine Dunham USA 1991 / Estudou danças negras com a coreógrafa Marlene Silva de 1976 a 1982 / Intercâmbio na Costa do Marfim / Ensemble Djolem - Abdjan - bolsa UNESCO/ASCHBERG 1996

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Ariadne Paz da Silva

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Ariadne Paz, 25 anos, bacharela em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021), e atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. Bailarina da CIA de Dança Afro Euwá Dandaras, Santa Maria - RS (2011 - 2016). Integrante dos laboratórios de estudo, pesquisa e criação em dança do curso de Licenciatura em Dança da UFSM, LICCDA e ContemPOP (2014 - 2016). Bailarina no Coletivo Ominira, Porto Alegre - RS (2019). Integrante do Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance - GETEPE, da UFRGS (2018 - 2021). Integrante do Coletivo de mulheres negras PretAMbOR, Porto Alegre - RS (2019 - atual). Bailarina-pesquisadora-intérprete-assistente de direção-colaboradora do Coletivo Negressencia, coletivo de artistas negros gaúchos (2016 - atual). Pesquisadora de histórias e trajetórias de mulheres negras na dança.

MEMBROS EGRESSOS

Edeise Gomes

Cardoso Santos

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Professora do curso de Dança e Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016), Mestre em Dança pelo PPGDança/Ufba (2017), Especialista em Arte-educação: Cultura brasileira e linguagens artísticas Contemporâneas/Ufba (2009/2010). Edeise é dançarina e pesquisadora. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe (2013-2015). É graduada em Ciências Econômicas pela Ufba (2000) e Licenciada em Dança também pela Ufba (2008). Desde 2003 passou a compreender suas atuações em grupos culturais como nas quadrilhas juninas, grupo de capoeira e grupos folclóricos como possibilidades de processos criativos e produções de conhecimentos nas universidades. Integra os Grupos de Pesquisa: GPDACCO - Grupo de Pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade PPGDança UFBA (2015) e GAP-M  Grupo de Ações Performativas Motus/UESB (2016).

Oyaci, mulher negra, itaparicana, artivista. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento: UFBA-UNEB-UEFS-LNCC-SENAI CIMATEC. Mestra em Dança e especialista em estudos contemporâneos em dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia , Licenciada e Bacharel em dança pela UFBA. Professora Assistente da Escola de Dança da UFBA. Co-líder do Grupo de Pesquisa Porra: modos de (RE)conhecer(SE) em Dança. Integra o Grupo de pesquisa Rede-Africanidades e Coletivo Luiza Bairros. Autora dos e-books Danças Indígenas e Afrobrasileiras e Dança como mediação educacional para a diversidade e ações afirmativas II. Ministrou aulas de dança afrobrasileira no curso técnico, preparatório e livre da Escola de Dança da FUNCEB, dirigido e coreografando a companhia jovem. Atuou na rede municipal de ensino de Salvador / SMED. Artista da dança atua como pesquisadora, educadora no campo das danças afrobrasileiras, intérprete, coreógrafa e preparadora corporal. Trabalhou com nomes representativos da dança, do teatro e da música, como Beth Rangel, Cristina Castro, Jorge Silva, Paulo Alcântara, Adelice Souza, Ângelo Flávio, Sergio Souto, Daniela Mercury e Margareth Menezes, Luiz Marfuz, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Maria João (Portugal), Suzana Baca (Peru), Fernando Flores (Angola), Harildo Deda, Daniel Boaventura, , Frank Menezes, Marcelo Praddo, Cláudia Di Moura e Fernanda Júlia.

Marilza Oliveira

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