Grupo de Pesquisa em culturas Indígenas, Repertórios Afro-Brasileiros e Populares
Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1:
DANÇAS POPULARES E CULTURAS INDÍGENAS - MEDIAÇÕES ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS, TRADUÇÕES E PRODUÇÃO DE SABERES
Estudar a Cultura Popular e Indígena por meio de revisões e traduções de epistemologias sobre conceitos, leis e pareceres oficiais que constituem indicadores para a inclusão desse conhecimento em currículos institucionais, interessados no diálogo pluricultural. Redefinir valores e potencialidades desse campo enquanto formação, pesquisa e criação. Analisar e sistematizar metodologias para aplicabilidade desses processos junto às escolas, comunidades, projetos sociais em interesses comuns, levando em consideração o perfil teórico-pratico-criativo dessas linguagens.
Coordenadora:
Amélia Vitória de Souza Conrado (Doutora)
Linha de pesquisa 2:
POÉTICAS POLÍTICAS NEGRAS, MEDIAÇÕES ENTRE TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
Interessa-se por pesquisas sobre os fazeres e saberes engendrados pelas danças negras na diáspora, concebidas como poéticas políticas que articulam modos de vida negros, suas tradições, estéticas, corporalidades e desejos, reunindo abordagens poéticas, teóricas e pedagógicas. A linha incorpora reflexões inter e trans disciplinares no campo da dança, história, antropologia, sociologia e filosofia. Dentre seus objetivos específicos possíveis estão a análise e experimentação dos procedimentos de criação, as estratégias de produção cultural e artística, a geração de epistemologias próprias, as políticas afirmativas e de representação étnico racial no campo das artes, as formas de transmissão de conhecimento e metodologias de ensino, as técnicas corporais e suas especificidades somáticas, as mediações entre tradição, contemporaneidade e memória e as correlações com os territórios da diáspora negra no mundo.
Coordenador:
Fernando Marques Camargo Ferraz (Doutor)
Linha de pesquisa 3:
DANÇAS EM ENCRUZILHADAS TECNOLÓGICAS: ESTÉTICA E CONTEMPORANEIDADE
Investigação das interfaces tecnológicas e processos relacionais organizados em fluxo e aplicados nas produções estéticas das danças negras e ameríndias. Problematizar a utilização dos recursos tecnológicos na criação artística em dança, que se configuram em novas percepções e experiências estéticas em formas fluidas, informações encruzilhadas na cultura visual-midiática da sociedade contemporânea.
Coordenadora:
Maria de Lurdes Barros da Paixão (Doutora)