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Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1: 

DANÇAS POPULARES E CULTURAS INDÍGENAS - MEDIAÇÕES ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS, TRADUÇÕES E PRODUÇÃO DE SABERES

 

Estudar a Cultura Popular e Indígena por meio de revisões e traduções de epistemologias sobre conceitos, leis e pareceres oficiais que constituem indicadores para a inclusão desse conhecimento em currículos institucionais, interessados no diálogo pluricultural. Redefinir valores e potencialidades desse campo enquanto formação, pesquisa e criação. Analisar e sistematizar metodologias para aplicabilidade desses processos junto às escolas, comunidades, projetos sociais em interesses comuns, levando em consideração o perfil teórico-pratico-criativo dessas linguagens.​

Coordenadora:

Amélia Vitória de Souza Conrado (Doutora)

 

Linha de pesquisa 2:

POÉTICAS POLÍTICAS NEGRAS, MEDIAÇÕES ENTRE TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

 

Interessa-se por pesquisas sobre os fazeres e saberes engendrados pelas danças negras na diáspora, concebidas como poéticas políticas que articulam modos de vida negros, suas tradições, estéticas, corporalidades e desejos, reunindo abordagens poéticas, teóricas e pedagógicas. A linha incorpora reflexões inter e trans disciplinares no campo da dança, história, antropologia, sociologia e filosofia. Dentre seus objetivos específicos possíveis estão a análise e experimentação dos procedimentos de criação, as estratégias de produção cultural e artística, a geração de epistemologias próprias, as políticas afirmativas e de representação étnico racial no campo das artes, as formas de transmissão de conhecimento e metodologias de ensino, as técnicas corporais e suas especificidades somáticas, as mediações entre tradição, contemporaneidade e memória e as correlações com os territórios da diáspora negra no mundo.

Coordenador:

Fernando Marques Camargo Ferraz (Doutor)​

Linha de pesquisa 3:

DANÇAS EM ENCRUZILHADAS TECNOLÓGICAS: ESTÉTICA E CONTEMPORANEIDADE

Investigação das interfaces tecnológicas e processos relacionais organizados em fluxo e aplicados nas produções estéticas das danças negras e ameríndias. Problematizar a utilização dos recursos tecnológicos na criação artística em dança, que se configuram em novas percepções e  experiências estéticas em  formas fluidas,  informações encruzilhadas na cultura visual-midiática da sociedade contemporânea.

Coordenadora:

Maria de Lurdes Barros da Paixão (Doutora)

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