top of page

Eventos 

Giras Filosóficas

Oriki de Laís

Orikis para Lais.jpg

ORIKI DE LAÍS é um instante poético para homenagear Laís Góes Morgan, artista da Dança. Laís esteve na base do desenvolvimento da Escola de Dança da UFBA e, ainda nos anos 70, junto ao dançarino-coreógrafo Clyde Morgan, contribuiu para irrigar as terras de Salvador com a cultura da diáspora negra.

1º Fórum Quadrilhas Juninas de Salvador 

Montagem-capa_edited.png

Este evento, buscou amadurecer os estudos acadêmicos em cultura popular na Bahia, mais precisamente da produção de dança em comunidades externas à academia, buscando estreitar diálogos com as Quadrilhas Juninas de Salvador.

Tendo como objetivo reunir estudantes, artistas da dança, teatro e música, coreógrafos, figurinistas, marcadores, grupos e famílias de Quadrilhas, assim como toda a comunidade interessada, para o intercâmbio de múltiplas opiniões e fruição de saberes no I FÓRUM de QUADRILHAS JUNINAS DE SALVADOR: Memórias, Danças e Repertórios.

O evento em questão, que tem como temática a MEMÓRIA, verifica a importância de reunir a comunidade para ouvir as narrativas daqueles que dedicaram boa parte de suas vidas na produção de grandes espetáculos de Dança, através das quadrilhas juninas, a partir da década de 1970 em Salvador e Região Metropolitana.

Foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de agosto, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia: Átrio Amarelo (Foyer da Escola) Teatro Experimental e Teatro do Movimento. Realizou uma Exposição de figurinos, cenários, fotos e vídeos das quadrilhas juninas, uma Cerimônia De Homenagem aos Mestres, promoveu seis Mesas Temáticas com artistas dos referidos grupos, produziu uma Carta com as principais proposições à construção de políticas culturais para a manutenção deste segmento artístico-cultural e um Festival com apresentações artísticas.

1º Seminário e mostra artística Gira (2017)

king bio.jpg

O 1º Seminário e Mostra Artística GIRA promoveu o encontro com Mestres das danças populares e afro-brasileiras, professores, artistas da dança e estudantes da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia para homenagear Raimundo Bispo dos Santos - Mestre King, entre os dias 12 a 16 de dezembro de 2017. Última homenagem recebida em vida foi também a única homenagem feita pela Escola de Dança da UFBA a Mestre King, ressaltando a importância de sua atuação como pioneiro da dança afro-brasileira e incansável formador de bailarinos na cidade de Salvador.

Gira convida: Augusto Soledade (2017)

augusto Seminario GIRA bio.jpg

A estrutura da oficina oferece o estudo da técnica de Afro-Fusão, de atividades improvisacionais  e exploração coreográfica.

logo.png
Brasão_da_UFBA.png
cnpq-logo-7.png

Av. Adhemar de Barros,S/N - Campus de Ondina, Salvador - BA, 40170-110

2019 by Dia Adia Publicidade / Bruno Novais

bottom of page