Grupo de Pesquisa em culturas Indígenas, Repertórios Afro-Brasileiros e Populares
Eventos
Oriki de Laís
ORIKI DE LAÍS é um instante poético para homenagear Laís Góes Morgan, artista da Dança. Laís esteve na base do desenvolvimento da Escola de Dança da UFBA e, ainda nos anos 70, junto ao dançarino-coreógrafo Clyde Morgan, contribuiu para irrigar as terras de Salvador com a cultura da diáspora negra.
1º Fórum Quadrilhas Juninas de Salvador
Este evento, buscou amadurecer os estudos acadêmicos em cultura popular na Bahia, mais precisamente da produção de dança em comunidades externas à academia, buscando estreitar diálogos com as Quadrilhas Juninas de Salvador.
Tendo como objetivo reunir estudantes, artistas da dança, teatro e música, coreógrafos, figurinistas, marcadores, grupos e famílias de Quadrilhas, assim como toda a comunidade interessada, para o intercâmbio de múltiplas opiniões e fruição de saberes no I FÓRUM de QUADRILHAS JUNINAS DE SALVADOR: Memórias, Danças e Repertórios.
O evento em questão, que tem como temática a MEMÓRIA, verifica a importância de reunir a comunidade para ouvir as narrativas daqueles que dedicaram boa parte de suas vidas na produção de grandes espetáculos de Dança, através das quadrilhas juninas, a partir da década de 1970 em Salvador e Região Metropolitana.
Foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de agosto, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia: Átrio Amarelo (Foyer da Escola) Teatro Experimental e Teatro do Movimento. Realizou uma Exposição de figurinos, cenários, fotos e vídeos das quadrilhas juninas, uma Cerimônia De Homenagem aos Mestres, promoveu seis Mesas Temáticas com artistas dos referidos grupos, produziu uma Carta com as principais proposições à construção de políticas culturais para a manutenção deste segmento artístico-cultural e um Festival com apresentações artísticas.
1º Seminário e mostra artística Gira (2017)
O 1º Seminário e Mostra Artística GIRA promoveu o encontro com Mestres das danças populares e afro-brasileiras, professores, artistas da dança e estudantes da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia para homenagear Raimundo Bispo dos Santos - Mestre King, entre os dias 12 a 16 de dezembro de 2017. Última homenagem recebida em vida foi também a única homenagem feita pela Escola de Dança da UFBA a Mestre King, ressaltando a importância de sua atuação como pioneiro da dança afro-brasileira e incansável formador de bailarinos na cidade de Salvador.
Gira convida: Augusto Soledade (2017)
A estrutura da oficina oferece o estudo da técnica de Afro-Fusão, de atividades improvisacionais e exploração coreográfica.